Com o objetivo de colaborar para a redução da quantidade de lixo orgânico recolhido e não reaproveitado, o Complexo Tatuapé – formado pelos Shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé – implementou o projeto Gestão de Resíduos. Iniciada em janeiro, a iniciativa adotou práticas de incentivo ao descarte consciente e, como parte disso, conta com uma máquina de compostagem acelerada, em que o resíduo é decomposto em apenas 24 horas, transformando restos de comida em composto orgânico.

O projeto inclui um programa de educação ambiental com os lojistas do Complexo Tatuapé, gerenciamento de resíduos na doca (área de carga e descarga), homologação dos dispositores de resíduos e checagem ambiental, para acompanhar se o composto orgânico está sendo reaproveitado de forma adequada. Até o momento, o empreendimento já conseguiu reaproveitar mais de XX toneladas de alimentos, e todo o composto orgânico gerado tem sido utilizado em plantios das áreas internas e externas dos shoppings.

Como novidade, para também beneficiar diretamente os clientes e moradores da região, desde o final de abril uma loja no Shopping Metrô Tatuapé (Piso Metrô) tem como foco a distribuição gratuita do material. Por dia, são doados entre 200 e 250 saquinhos, o equivalente a 62,5 quilos de composto orgânico, para que todos possam utilizá-lo no plantio em casa.

Além disso, a loja fornece panfletos com informações sobre a importância da diminuição do desperdício de alimentos, para minimizar o impacto do lixo produzido. Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Embrapa, o Brasil descarta por ano uma média de 37 milhões de toneladas de restos de alimentos, o que representa quase 50% de todo o lixo recolhido no País.

“Entendemos que o shopping faz parte desse problema, que é global, e agora estamos trabalhando ainda mais forte em busca da solução. Nosso principal objetivo é fazer com que as pessoas se conscientizem e reduzam cada vez mais o desperdício de alimentos”, conta Danilo Senturelle, gerente de marketing do Complexo Tatuapé.

Projeto Gestão de Resíduos
Distribuição de Composto Orgânico
Horário: das 10h às 22h
Local: Shopping Metrô Tatuapé – loja S08, piso superior
Rua Domingos Agostim, 91 – São Paulo, SP
Tel.: (11) 2090-7400
Retirada gratuita